domingo, 16 de agosto de 2009

Novo vídeo traz ameaças de ataques terroristas


08/08/08 - 02h27 - Atualizado em 08/08/08 - 02h42

Novo vídeo traz ameaças de ataques terroristas durante Jogos de Pequim

Atribuido ao grupo Turkistan Islamic Party, o vídeo pede que muçulmanos evitem estar em prédios, aeronaves e trens na companhia de chineses
A existência de um novo vídeo com ameaças de ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos de Pequim foi divulgada por uma agência de inteligência americana, nesta quinta-feira. Atribuído ao grupo Islâmico chinês autodenominado "Turkistan Islamic Party" (Partido Islâmico do Turquestão), o vídeo avisa aos muçulmanos que evitem estar em aeronaves, edifícios, trens e ônibus acompanhados de chineses durante as Olimpíadas.

O grupo é o mesmo que divulgou um vídeo há um mês com ameaças e assumindo a responsabilidade por uma série de atentados à bomba na China. O novo vídeo, descoberto na véspera da abertura dos Jogos de Pequim, possui as mesmas características do anterior, com imagens do símbolo olímpico em chamas e uma suposta instalação olímpica explodindo.

Durante os seis minutos de gravação, um terrorista aparece em primeiro plano com o rosto coberto e usando um turbante. Segurando um rifle de fabricação soviética, o homem fala no dialeto dos Uighurs, comunidade muçulmana concentrada na parte oeste de Xinjiang com longo histórico de conflitos com o governo chinês.


O novo video culpa supostas perseguições a muçulmanos, impostas pelo regime comunista chinês, como motivo para os conflitos. A gravação acusa a China de coibir o islamismo capturando e matando professores e destruindo suas escolas. Os terroristas também acusam o programa de controle de natalidade chinês de ter forçado o aborto de mulheres muçulmanas.
Especialistas acreditam que autoridades conseguirão coibir ataques

Mais de 100 mil soldados e policiais estão nas ruas de Beijing e demais centros olímpicos. Especialistas acreditam que o forte esquema de segurança pode forçar os terroristas a escolherem alvos em áreas menos protegidas.

- Acredito que os atletas, as instalações e os convidados estarão seguros. Não há como ignorar a existência de ameaças, mas as autoridades chinesas estão preparadas para usar a força necessária para manter a ordem - afirma Drew Thompson, especialista em assuntos relacionados a China no Nixon Center, em Washington. Thompson também afirma que não existem provas conclusivas no vídeo divulgado um mês atrás que prove o envolvimento do grupo nos incidentes.
FOTO:
Terrorista usa rifle e turbante em vídeo de ameaças de ataques durante as Olimpiadas
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL716164-9823,00-NOVO+VIDEO+TRAZ+AMEACAS+DE+ATAQUES+TERRORISTAS+DURANTE+JOGOS+DE+PEQUIM.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário