domingo, 16 de agosto de 2009

Austrália prende quatro suspeitos

04/08/2009
Austrália prende quatro suspeitos de planejar ataque terrorista
MELBOURNE - A polícia de Melbourne, na Austrália, realizou na segunda-feira uma ampla operação antiterrorista que resultou na prisão de quatro homens. Os detidos seriam integrantes de uma célula terrorista com planos de um ataque suicida a diversas bases do Exército no país. O grupo, com sede na cidade, teria vínculos com extremistas islâmicos da Somália, do al-Shabaab, segundo informações da polícia federal australiana.

Os quatro foram presos em operações em 19 propriedades na cidade de Melbourne, no sul da Austrália, depois de sete meses de investigações envolvendo três forças da polícia e a agência de segurança nacional da Austrália ASIO.

Policiais disseram que o alerta de advertência de terrorismo da Austrália permaneceria no nível médio, mas o primeiro-ministro Kevin Rudd disse que as detenções mostram que as ameaças continuam.

- O que aconteceu nesta segunda-feira serve para lembrar que todos os australinos que a ameaça de terrorismo está viva - disse Rudd.

" A intenção destes homens era matar o maior número de soldados possível antes que eles mesmos fossem mortos "

De acordo com a polícia, as detenções são resultado de sete meses de investigação que envolveu agencias estaduais e federais.

"A intenção destes homens era a de penetrar em alojamentos militares e matar o maior número de soldados possível antes que eles mesmos fossem mortos", disse Tony Negus, chefe da Polícia Federal da Austrália, em comunicado.

Segundo ele, caso não tivesse sido evitado, o ataque teria sido o mais sério atentado terrorista já realizado em solo australiano.

O jornal australiano "The Australian" afirma que integrantes australianos do grupo viajaram à Somália recentemente para receber treinamento.

De acordo com o jornal, os detidos fariam parte do grupo somali al-Shabab, que quer destituir o governo da Somália e já foi acusado de ligação com a rede al-Qaeda.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/08/04/australia-prende-quatro-suspeitos-de-planejar-ataque-terrorista-757098343.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário