quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Carro-bomba do ETA explode e deixa 54 feridos

29.7.2009 7h30m

Uma caminhonete-bomba do grupo terrorista ETA explodiu nesta madrugada, em Burgos, na região de Castela e Leão, deixando 54 feridos leves, segundo o jornal "El País". Carregado com 200 quilos de explosivos, o carro estava estacionado próximo ao quartel da Guarda Civil da cidade, entre a Rua Jerez e a Avenida Cantabria.
De acordo com o diário espanhol, o atentado causou danos materiais no edifício de 14 andares da Guarda e nas casas vizinhas, abrindo uma cratera de um metro de profundidade no local. Das 54 vítimas que sofreram cortes e pequenos ferimentos - a maioria agente e seus familiares há 13 mulheres e cinco crianças. Equipes da Polícia Nacional e da Guarda Civil já estiveram no local para prestar ajuda aos feridos. As autoridades começaram a investigar o atentado que, desta vez, ao contrário do que costuma ocorrer nas explosões promovidas pelo ETA, não foi comunicado previamente nem teve a autoria reivindicada.
O ministro de Política Terrritorial, Manuel Chavez, afirmou ao "El País" que a organização terrorista buscava uma "matança generalizada". O último atentado do grupo com carro-bomba ocorreu na noite do dia 9 de julho próximo à sede do Partido Socialista Basco, em Durango, numa ação que não provocou vítimas, somente danos materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário