terça-feira, 28 de julho de 2009

Umkhonto we Sizwe

Umkhonto we Sizwe (ou MK), a Lança da Nação em isiZulu, foi o braço militar do Congresso Nacional Africano (ANC/CNA), Fundado a 16 de Dezembro de 1961 pelo ANC e pelo Partido Comunista da África do Sul (SACP) como resposta à opressão política, social e económica movida contra a população negra, mestiça e indiana da África do Sul pelo regime político do Apartheid.

Teve inicialmente o seu quartel-general em Rivonia, um subúrbio de Joanesburgo. A 11 de Julho de 1963, 19 líderes do ANC e do MK, incluindo o futuro Presidente da África do Sul Nelson Mandela, foram detidos em Liliesleaf Farm, Rivonia. Esta quinta era propriedade de Arthur Goldreich e havia sido comprada com fundos do SACP. Segui-se o Julgamento de Rivonia, no qual dez líderes do Congresso Nacional Africano foram julgados por 221 actos de sabotagem com o intuito de "fomentar uma revolução violenta". Walter Mkwayi, na altura líder do MK, escapou durante o julgamento.

O MK levou a cabo numerosos ataques à bomba a alvos militares, industriais e civis. A táctica inicial era a sabotagem, evitando baixas humanas, mas a escalada de violência na África do Sul durante as décadas de 1970 e 1980 viu o MK usar tácticas de guerrilha e terrorismo. Alguns ataques famosos foram o perpetrado contra a central nuclear em construção em Koeberg (Cidade do Cabo) a 8 de Janeiro de 1982 (coincidindo com o 70.º aniversário da formação do ANC), e o carro-bomba do Magoo's Bar em Durban a 14 de Junho de 1986, no qual três pessoas morreram e 73 ficaram feridas. Não se conhece o total de mortos e feridos no decurso dos trinta anos de actividade do MK.

O MK suspendeu as suas operações a 11 de Agosto de 1990.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Umkhonto_we_Sizwe

Nenhum comentário:

Postar um comentário