terça-feira, 28 de julho de 2009

Taliban

O talibã (também transliterado talebã, taliban ou taleban; em farsi: طالبان, estudantes) é um movimento islamita extremista nacionalista da etnia afegane pashtu, que efetivamente governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter tido o reconhecimento de apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão. Seus membros mais influentes, incluindo seu líder Mohammed Omar, eram simplesmente ulema(isto é, alunos e universitarios) em suas vilas natais. O movimento taliban derivou principalmente da etnia pashtu, porém também incluía muitos voluntários não-afeganes do mundo árabe, assim como de países da Eurásia, e do sul e sudeste da Ásia.
Cultura

Nas línguas faladas no Afeganistão, o persa (farsi) e o pashtun, talibã significa "aqueles que estudam o livro" (ou seja, o Alcorão). O talibã pertence ao chamado movimento Deobandi, um movimento islâmico sunita que enfatiza a piedade e a austeridade entre os homens, e as obrigações familiares dos homens. Este movimento emergiu em áreas de etnia pashtun.

Vida sob o governo taliban

Algumas atividades que foram banidas do Afeganistão durante o regime do taliban:

* leitura de alguns livros
* portar câmeras sem licença
* cinema, televisão, uso de videocassetes (considerados decadentes e promotores da pornografia ou de idéias não-muçulmanas)
* uso de Internet
* música

* as mulheres só podiam sair acompanhadas de um homem
* empinar pipas (considerado perda de tempo, além de serem usadas em rituais hindus)
* aparição de mulheres em fotos ou na televisão, ou fotografar mulheres
* plantio de ópio
* Rinha de Cães
* previsão do tempo
* boxe. Embora o esporte continuasse a ser praticado no país, os competidores não podiam participar em torneios internacionais pois não podiam cortar a barba, enquanto as regras internacionais do boxe exigem que o atleta esteja completamente barbeado.
* Artes (pinturas,estátuas e esculturas de outras religiões)

Lei Islâmica

Ópio

Apesar do taliban ter banido o cultivo de papoulas de ópio em fins de 1997, estima-se que o seu cultivo tenha crescido e que, em 2000, fosse responsável por 72% da produção mundial. A maior parte do ópio afegane é vendida na Europa. O cultivo de papoulas cresceu com a queda do regime taliban.

Mulheres

O regime taliban impedia as mulheres de trabalhar e tinha regras rígidas sobre a educação feminina. Em alguns casos, as mulheres eram impedidas de terem acesso a hospitais públicos para que não fossem tratadas por médicos ou enfermeiros homens.As mulheres não podiam sair de casa sem acompanhantes homens, e saiam somente pela porta de trás do ônibus. As mulheres que eram viúvas ou que não possuiam filhos eram consideradas não-pessoas pelo Estado e muitas vezes enfrentavam a fome.

Outras religiões

Em março de 2001 o taliban ordenou a destruição de duas gigantescas estátuas de Buda em Bamiyan, uma de 38 metros de altura e 1800 anos de idade, e outra com 52 metros de altura e 1500 anos de idade. O ato foi condenado pela UNESCO e por vários outros países do mundo, incluindo o Irã.

Em face de conflitos com anciãos de religião hinduísta, que freqüentemente os confundia com islâmicos que haviam desrespeitado a ordem de não rasparem as barbas, os taliban decretaram, em maio de 2001, que os hindus, e membros de outras religiões, usassem um símbolo amarelo como identificação. Esta ordem foi posteriormente modificada em junho para obrigar os hindus a usarem uma carteira de identidade especial. O ato de empinar pipas, presente em alguns rituais hindus, foi banido por ser considerado perda de tempo.

As conversões de islâmicos a outras religiões foram banidas (o afegão era punido com a morte, e o estrangeiro expulso).

Relacionamento com Osama Bin Laden

Wikipedia:Princípio da imparcialidade
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.

Em 1996 o saudita Osama bin Laden mudou-se para o Afeganistão a convite da Aliança do Norte. Quando o taliban chegou ao poder, Bin Laden, segundo o governo Norte Americano, foi capaz de aliar sua organização,Al Qaeda a este governo. Muitos ocidentais acreditam que o taliban e a Al Qaeda já tinham relações bastante próximas, e que integrantes desta última tenham integrado as forças do Taliban entre 1997 e 2001.Ainda em 11 de setembro de 2001, segundo o governo Norte Americano, Osama bin Laden participou do planejamento e execução do atentado as torres gêmeas do World Trade Center.

As ações do grupo dos talebans horrorizaram pessoas de todo o mundo, mas apenas os atentados de 11 de setembro de 2001 propiciaram um arrefecimento do regime, por terem gerado a invasão do país por tropas norte-americanas e aliadas em busca do saudita Osama Bin Laden, refugiado então no Afeganistão.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Talib%C3%A3s

Nenhum comentário:

Postar um comentário