terça-feira, 28 de julho de 2009

Sendero Luminoso


O Sendero Luminoso (em português sendeiro - caminho - luminoso ou iluminado) é uma organização guerrilheira de inspiração maoísta fundada na década de 1960 pelos corpos discentes e docentes de universidades do Peru (especialmente da província de Ayacucho). Abimael Guzmán (professor de Filosofia da Universidade Nacional de San Cristóbal de Huamanga) é considerado seu fundador por excelência, e adota o codinome Presidente Gonzalo.
Índice
Nome

Nos círculos internos do grupo é conocido como o "Partido Comunista del Perú" (PCdP (SL)), uma realidade muita confusa devido ao existência de outros grupos maiores com nomes semelhantes como o Partido Comunista Peruano (PCP), o PCP-Bandeira Vermelha, o Partido Comunista Revolucionario - Trincheira Vermelha, e muitos outros. Para no confusar PCPdP com suas muitos rivales, foi popular aproveitar no apodo Sendero Luminoso. Os nomes foram derividos por o práctico de diferenciar entre eles través suas publicaçãoes. Por exemplo, o periódico do PCdP sempre tive em sua manchete a citação de José Carlos Mariátegui, fundador del PCP original:
O marxismo-leninismo abrirá o sendero luminoso para a revolução.



Não obstante disso, o grupo até hoje se assina seus documentos como o Partido Comunista del Perú. Um seguidor do PCdP (SL) é conocido como um senderista.

Antecedentes

Nos anos sessentas Abimael Guzmán foi um professor de filosofía na Universidade Nacional de San Cristóbal de Huamanga en Ayacucho, Peru, e ensinou em favor duma revolução maoista em seu país. Nissa universidade foram muitos académicos simpáticos nas ensinos esquerdistas, entre eles o antropólogo Efraín Morote Best, ele que animava na Guzmán estudar o idioma quecha dos índios peruanos. Baixo issa influência, a mistura de doctrina comunista e tradiçãoes culturales índias, Guzmán construía uma ideología radical duma sociedade semelhante a China comunista, um sístema apodado Pensamento Gonzalo nos anos depois.

Na sociedade peruana dos anos sessentas já existirão movimentos de tendência comunista, entre eles o Partido Comunista Peruano original, porém nos anos cinqüentas, com o adventício dos movimentos de revolução armados noutros países de América Latina, os foros velhos fazeram pouco a pouco desprezados entre os seguidores jovemes, entre eles Professor Guzmán. No principio do ano 1959 um movimento guerrilhero derrocava o governo cubano de Fulgencio Batista, dirigido por figuras muitos carismáticos como Che Guevara e Fidel Castro. Em 1962 os socios mais militantes do PCP original deixaram do movimento e formaram o Exército de Liberação Nacional. Isso foi só o primeiro divisão no movimento.

Cisma soviético-china: Estímulo de Gonzalo

Em 1963 as dois grandes potências do mundo comunista, China e URSS, tiveram rixas muitas seriosas arredor da cuestão de accomodaçãoes soviéticas com o Bloco de Loeste. A Ruptura China-Soviética foi a catálise da creação da Bandera Roja (Bandeira Vermelha), a fação maoista do PCP, em suas filas o professor de filosofía Guzmán.

O movimento estudantil

Ao término (el dato exacto não é conocido) da decada Guzmán fundava a organização que havria sido o Sendero Luminoso, e empezou chamarse por el nome de código "Presidente Gonzalo", identificando com o título mais famoso de su modelo de conducta Mao Tse-tung (em inglês: Chairman Mao). O grupo de Guzmán foi seu mesmo uma lasca política do PCP-Bandeira Vermelha, uma fação radical pro-China do PCP original de José Carlos Mariátegui. Em seus primeiras fases o PCP-SL (ainda assim não conocido asi) foi colocado ao largo na universidade en Huamanga. Ironicamente, a Universidade Nacional de San Cristóbal en Huamanga foi uma institução cerrada faz muitos anos, e em os tempos de Guzmán passou um periodo de crescimento devido aos políticas progressivas do dictador esquerdista Juan Velasco Alvarado (1968-1975). As libertades sociales em Peru do periodo deixaram na Guzmán e sua organização agarrar o control de conselho estudantil en UNSCH, e em outras instituçãoes semelhantes como a Universidade Nacional del Centro de Peru, a Universidade Nacional de Educação Enrique Guzmán y Valle (La Cantuta). Em varias escolas ademais o grupo de Guzmán tinha presências formidables: As Universidade Nacional de Engenharia e Universidade Nacional Maior de San Marcos, as dois em Lima, a segunda sendo escola universitaria mais antiga na inteira Latinoamerica. Porém o successo foi temporáreo, porque o carácter autoritáriano dos seguidores de Guzmán provocava um retrocesso estudantil, e até o término da decada a fação de Guzmán perdou control de todos os conselhos estudantiles que até então tive.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sendero_Luminoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário