terça-feira, 13 de outubro de 2009

QUANTO CUSTA UM GENOCIDA?


No dia 21 de julho os serviços de inteligência sérvios anunciaram a prisão de Radovan Karadzic. Conhecido como “o carniceiro de Srebrenica”, Radovan vivia em Belgrado ,com um nome falso ,onde mantinha uma clínica de medicina alternativa. Não vou perder tempo falando de uma notícia que todos as agências estão divulgando por aí, não é esse o meu propósito . O que me chamou atenção na prisão desse individuo foi o motivo (não divulgado) da sua captura. Nos últimos dez anos, a Sérvia tenta ingressar na União Européia sem sucesso. A mácula da década de 90 ,provocada por genocídios e perseguições aos mulçumanos do Leste Europeu, colocou os sérvios no fim da fila.
O primeiro passo em busca do respeito internacional foi dado em 2001. A sérvia entregou ao tribunal de Haia o ex-presidente Slobodan Milosevic. Com esse ato o país não ganhou apenas elogios. Os Estados Unidos enviaram para a Sérvia uma “ajuda” de 50 milhões de dólares. Milosevic acabaria morrendo em Haia em 2006. Com a prisão de Karadzic, a Sérvia aumentou o respeito perante a União Européia e a opinião pública.
A Casa Branca, mais uma vez, se pronunciou e deitou elogios: "Felicitamos o governo da Sérvia e agradecemos aos que conduziram essa operação por seu profissionalismo e por sua coragem. O momento da prisão, apenas alguns dias após o aniversário do massacre de mais de 7 mil bósnios em Srebrenica, é particularmente apropriado, e não pode haver mais bela homenagem às vítimas das atrocidades do que levar seus autores à Justiça". A declaração do ministro das relações exteriores da França resume o tema central desse post: "Aí está um acontecimento que aproxima, evidentemente, a Sérvia da União Européia".
Minha indignação é porque fica claro que tanto Milosevic quanto Karadzic foram presos não por razões humanitárias. O fato de terem eles dizimado mais de 10 mil pessoas soa como um fato secundário. O mais importante é a questão econômica. A Sérvia necessita ingressar na União Européia. Certamente, nos próximos anos, veremos a prisão de Ratko Mladic, mais um carniceiro sérvio que está foragido e será usado como moeda de troca. É a força do vil metal!
http://jornaliaed.blogspot.com/2008_07_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário