domingo, 4 de outubro de 2009
Contra a guerra
PARTE 1
Atualizado no dia 30 de Abril de 2003
30/04/03
Todos contra a guerra
Todos pela PAZ
Todos sabem que a união faz a força, não é mesmo? Por isso, aqui vai uma lista dos Blogs que estão se unindo na campanha contra a guerra e pela paz. Confira:
Juntos estamos lutando por um mundo mais justo.
30/04/03
Pensamento:
Quando o ditador Francisco Franco, da Espanha, fez uma grande fogueira de livros, o poeta Miguel de Unamuno disse:
"Vencereis mas não convencereis; vencereis porque tendes nas mãos excessiva força bruta; mas não convencereis, porque para convencerdes necessitais daquilo que não tendes: a razão e o direito na luta"
30/04/03
Primeiro o Iraque, depois Cuba?
DeWayne Wickham
Gannett News Service/USA Today
Washington - Seria Cuba o próximo alvo da política de mudança de regimes praticada pelo governo Bush? Embora nenhuma autoridade governamental em Washington esteja afirmando tal coisa, há sinais de que a ilha caribenha faz parte da pequena lista de países que podem ser o próximo alvo da campanha do presidente para acabar com aqueles líderes dos quais não gosta.
Antes mesmo do fim dos combates no Iraque, a administração Bush passou a aumentar a pressão sobre o governo de Fidel Castro. Em maio do ano passado, John Bolton, subsecretário de Estado, disse em um discurso na Fundação Heritage que Cuba "possui pelo menos um estoque limitado de material biológico para fins ofensivos" e que poderia estar transferindo tecnologia relativa a esses armamentos para alguns dos inimigos dos Estados Unidos - uma acusação que o governo Bush não conseguiu provar.
Mais recentemente, o Departamento de Estado elevou o tom de voz na sua guerra de palavras com Cuba, quando pressionou a Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas para que condenasse as prisões, efetuadas pelo regime de Castro, de 75 indivíduos acusados de colaborarem com os esforços dos Estados Unidos no sentido de derrubar o governo comunista. A medida foi rejeitada em votação, por 31 votos a 15.
Mas talvez a indicação mais perturbadora a respeito daquilo que Bush tem em mente com relação a Cuba possa ser encontrada na forma como o governo está lidando com aqueles cubanos que desejam deixar a ilha. Em 1994, o governo Clinton fez um acordo de imigração com Cuba que permite que "não mais de 20 mil cubanos" migrem anualmente para os Estados Unidos.
É compreensível que esse fato deixe as pessoas surpresas.
Embora vários veículos da mídia falem sobre as levas de cubanos que deixam a ilha ilegalmente e cruzam o Estreito da Flórida em barquinhos, praticamente nenhuma dessas publicações menciona os milhares de indivíduos que imigram legalmente da ilha caribenha para este país todos os anos em vôos comerciais que saem de Havana. Em 2001, somente 76 cubanos receberam asilo e 2.767 conseguiram o status de refugiado político. Muitos - mas não todos - desses indivíduos fizeram a temerária viagem de barco até este país.
Naquele mesmo ano, o governo de Castro permitiu que 27.703 cubanos se mudassem legalmente para os Estados Unidos. Mas embora o governo Bush tenha permitido que os indivíduos que recentemente seqüestraram dois aviões de passageiros cubanos ficassem nos Estados Unidos, ele reduziu drasticamente o número de vistos concedidos àqueles que querem vir para cá de maneira legal. Durante os cinco primeiros meses deste ano fiscal, o governo Bush forneceu 505 vistos para cubanos que querem se estabelecer de forma permanente neste país, segundo disse no mês passado o ministro cubano das Relações Exteriores, Felipe Perez Roque.
Autoridades cubanas acreditam que a diminuição do número de vistos seja parte de um plano sinistro, e pode ser que tenham razão. Da mesma forma que o governo Bush se desdobrou para pintar o regime de Saddam Hussein como sendo um Estado terrorista que possuía secretamente armas de destruição em massa, que estava vinculado a grupos terrorista e que brutalizava o próprio povo iraquiano, Washington agora parece estar fazendo esforços similares no sentido montar o palco para um confronto com Cuba.
Ao reduzir o número de imigrantes cubanos legais a um mínimo, o governo Bush aumenta a possibilidade de que os indivíduos que se sintam aprisionados naquele país economicamente deprimido se engajem em agitações por mudança política. Tais iniciativas poderia fazer com que Castro respondesse com mais prisões, uma ação que poderia causar mais agitação civil em Cuba e dar ao governo Bush um pretexto para enviar à ilha tropas para derrubar Fidel.
"Não somos nós que estamos ameaçando o governo dos Estados Unidos", disse Cosme Torres Espinosa, vice-chefe da Seção de Interesses Cubanos em Washington. "Os Estados Unidos é que estão nos ameaçando com tais atitudes".
Tendo se comprometido - e também os Estados Unidos - a utilizar a força de maneira preventiva a fim de mudar regimes, Bush parece agora ter colocado Cuba sobre o fio da navalha desta sua má política.
Tradução: Danilo Fonseca
30/04/03
Soldados americanos abrem fogo contra manifestantes iraquianos e matam 15
Fonte: www.oglobo.com.br
Testemunhas afirmam que militares abriram fogo contra homens desarmados em escola. Comando Central dos EUA admite confronto mas nega massacre
FALLUJA, Iraque - Soldados dos Estados Unidos mataram 15 iraquianos a tiros durante um protesto na noite de segunda-feira contra a presença americana no Iraque na cidade de Falluja. A matança promete inflamar o ódio contra a ocupação dos EUA no Iraque. Oficiais americanos disseram que os soldados atiraram em resposta a disparos vindos do grupo.
Testemunhas e médicos em Falluja, 50 quilômetros a oeste de Bagdá, disseram que os soldados americanos abriram fogo, sem terem sido provocados, contra manifestantes que protestavam, numa escola, contra a presença dos EUA no país. Segundo funcionários do hospital local, 15 pessoas morreram e ao menos 75 ficaram feridas.
- Sacrificaremos nossa alma e nosso sangue por vocês, mártires - cantavam iraquianos em Falluja, à medida que enterravam seus mortos num cemitério, vigiados por helicópteros americanos.
- Era uma manifestação pacífica. Eles não tinham armas - disse o clérigo muçulmano, Kamal Shaker Mahmoud. - Eles pediam que os americanos deixassem a escola, para que pudéssemos usá-la.
O comando Central dos EUA no Qatar admitiu que suas tropas abriram fogo contra um grupo de iraquianos em Falluja. Segundo o comando, havia iraquianos armados com rifles de combate, que teriam atacado os soldados americanos em primeiro lugar.
- Os iraquianos estavam armados com AK-47. Os soldados abriram fogo - disse uma porta-voz do comando.
- Nossos soldados responderam a tiros deliberados de pessoas com armas e apenas pessoas com armas - disse o capitão Mike Riedmuller, comandante de uma unidade do 3º Regimento da Cavalaria Blindada em Falluja.
O incidente em Falluja se seguiu a uma troca de tiros em Mosul, cidade do norte do Iraque, no qual forças americanas dizem ter matado seis suspeitos de serem paramilitares leais a Saddam.
30/04/03
"Uma imagem fala mais que mil palavras"
Imagens da guerra
30/04/03
Entrevista
FALTAM PROVAS
Fonte: Revista Época ( nº 257), por Alexandre Mansur
Ex-chefe de inspetores da ONU, Scott Ritter, diz que o mundo deve cobrar: onde estão as bombas de Saddam que motivaram a guerra?
As evidências de que está cada vez mais difícil encontrar armas de destruição em massa em meio aos escombros da guierra do Iraque não surpreendem o americano Scott Ritter. Até 1998, ele dirigiu as equipes de inspeção da ONU encarregadas de encontrá-las no país. Convencido de que elas não existem - e nem mesmo poderiam existir em quantidade suficiente para ameaçar o mundo - Ritter saiu da missão atirando. Há dois anos dirigiu um documentário, exibido em 20 paísdes, onde denunciava que agentes da CIA eram infiltrados em grupos da ONU para descobrir brechas na segurança de Saddam Hussein. Depois, acusou seu sucessor, Hans Blix, de se amedrontar diante dos americanos. As críticas de Ritter atraíram antipatias nos Estados Unidos e Provocaram episódios nebulosos em sua biografia. Em 2000, ele foi preso sob a acusação de tentar atrair uma adolescente até uma lanchonete para exibir atos obscenos. A garota, soube-se depois, era uma policial disfarçada. Por falta de provas, o caso foi arquivado. Mas em janeiro deste ano, quando se preparava para embarcar para o Iraque, investigadores federais trouxeram a história à tona - e ele foi impedido de sair do país. Em entrevista a Época, Ritter acusa o governo americano de plantar mentiras para justificar a guerra.
ÉPOCA- O Iraque foi atacado porque supostamente tinha armas de destruição em massa. Onde estão elas?
SCOT RITTER- Essas armas não existem mais. O Iraque foi desarmado pelo programa de inspeção da ONU em 1998. Suas armas químicas, seus agentes biológicos e seus mísseis de longo alcance foram destruídos, assim como as fábricas que os produziram. Nunca fui convencido pelo argumento do governo Bush de que o Iraque representava perigo para o mundo. Não posso garantir que nada vá ser encontrado. Mas está claro que os Eua, no mínimo, exageraram na magnitude do problema. O Iraque não mostrou nada que se aproximasse da capacidade bélica descrita por Collin Powell em fevereiro deste ano, diante do Conselho de Segurança da ONU. O mundo precisa cobrar onde estão essas armas. Agora, temos a obrigação de investigar como isso aconteceu. Precisamos saber como o Congresso autorizou o presidente a travar uma guerra baseada em mentiras.
ÉPOCA- Em 1998, o senhor deixou as equipes de inspeção dizendo que o Iraque não estava cooperando. Agora afirma que o país tinha se desarmado. O que mudou?
RITTER- Mudaram as circunstâncias. Antes era o Iraque que resistia à lei internacional. Eles destruíram 95% de seu arsenal, mas a comunidade internacional exigia 100%. Agora, a situação é que os EUA afirmaram que o Iraque ameaçava o mundo, mesmo sabendo que não era verdade. O desarmamento não foi o motivo real para a guerra. Essa guerra faz parte de um projeto republicano para substituir o papel das Nações Unidas e implantar uma nova doutrina no mundo. A idéia é mostrar que quem manda são os EUA e só eles têm o direito de decidir o que é justo para outros países. Trata-se de um projeto de expansão imperialista americano.
ÉPOCA- Saddam forneceu armas para terroristas internacionais?
RITTER- Não há evidências de contatos entre ele e terroristas. As pessoas lançam teorias fantasiosas para aproveitar o clima de medo que tomou conta dos EUA. Tudo para que a população americana apóie a política imperialista dos republicanos.
A REPORTAGEM CONTINUA. CONTINUAREI A DIGITAR O RESTO EM NOVAS ATUALIZAÇÕES.
25/04/03
O Genial Gabriel O Pensador compôs uma música intitulada "PAZ". Sua versão em MP3 pode ser encontrada no site do cantor, www.gabrielopensador.com.br, no link Variedades e Músicas Exclusivas. Vale a pena conferir!
Confira a letra:
Aqui se planta, aqui se colhe, mas para a flor nascer é preciso que se molhe, é preciso que se regue pra nascer a flor da paz, é preciso que se entregue com amor e muito mais. É preciso muita coisa e que muita coisa mude, muita força de vontade e atitude, pra poder colher a paz, tem que correr atrás e tem que ser ligeiro! Pra poder colher a fruta é preciso ir a luta, e tem que ser guerreiro!
(PELA PAZ A GENTE CANTA A GENTE BERRA, PELA PAZ EU FAÇO MAIS EU FAÇO GUERRA)
Eu vou a luta, eu vou armado de coragem e consciência, amor, esperança, a injustiça é a pior das violências, eu quero paz, eu quero mudança. É, dignidade pra todo o cidadão, mais respeito, menos discriminação, desigualdade, não, impunidade, não, não me acostumo com essa acomodação. Eu me incomodo e não consigo ser assim, porque eu preciso da paz, mas a paz também precisa de mim, a paz precisa de nós,
a paz precisa de nós, da nossa luta, da nossa voz. Paz, aonde tu estas? Aonde você vive? Aonde você jaz? É... Onde você mora? Onde te encontramos? Onde você chora? Onde nós estamos? Onde te enterramos? Que lar você habita? Onde nó erramos? Volta, ressuscita! Será que a paz morreu? Será que a paz tá morta? Será que não ouvimos quando a paz bateu na porta? A paz que não tem vaga na porta da escola, a paz
vendendo bala, a paz pedindo esmola, a paz cheirando cola, virando a adolescência, atrás de uma pistola, virando violência. Será que a paz existe? Será que a paz é triste? Será que a paz se cansa da miséria e desiste? A paz que não tem vez, a paz que não trabalha, a paz fazendo bico, ganhando uma migalha, no fio da navalha, dormindo no jornal, atrás de uma metralha, virando marginal.
(PELA PAZ A GENTE CANTA A GENTE BERRA, PELA PAZ EU FAÇO MAIS EU FAÇO GUERRA)
Será que a paz ataca, será que a paz tá fraca? Será que a paz quer mais do que viver numa barraca? A paz que não tem terra, a paz que não tem nada, a paz que só se ferra, a paz desesperada, a paz que é massacrada lutando por justiça, atrás de uma enxada, virando terrorista. Será que a paz assusta? Será que a paz é justa? Será que a paz tem preço? Quanto é que o preço custa! A paz que não tem raça, nem boa aparência, a
paz não vem de graça, a paz é conseqüência, a paz, que a gente faça, sem peso e sem medida, a paz dessa fumaça, a paz virando vida. A paz que não tem prazo, a paz que pede urgência, não vai ser por acaso, a paz é conseqüência, não é coincidência nem coisa parecida, a paz a gente faz feito um prato de comida.
(PELA PAZ A GENTE CANTA A GENTE BERRA, PELA PAZ EU FAÇO MAIS EU FAÇO GUERRA)
Eu vou à luta eu vou armado de coragem e consciência, amor e esperança, a injustiça é a pior das violências, eu quero paz, eu quero mudança. A violência não é só dos traficantes, a covardia não é só a dos policiais, a violência também é dos governantes, dos homens importantes, não sei quem mata mais! Como é que a gente faz, pra medir a violência na emergência dos hospitais, a dor e o sofrimento, os filhos que não nascem,
os pais que morrem sem atendimento, qual é a gravidade de um roubo milionário praticado por alguma autoridade, que tem imunidade e compra a liberdade, enquanto o cidadão honesto vive atrás das grades, com medo de um assalto à mão armada, pagando imposto alto e não recebendo nada, qual é o grau do perigo, da falta de escola e de emprego de prisão e de abrigo, qual é o pior inimigo? Os pais da corrupção ou os filhos do
mendigo? Quem é o grande culpado? O ladrão que tem cem anos de perdão ou você que vota errado?
(PELA PAZ A GENTE CANTA A GENTE BERRA, PELA PAZ EU FAÇO MAIS EU FAÇO GUERRA)
Vou lutando pela paz...
22/04/03
Blix denuncia falsificação de documentos antes da guerra contra o Iraque
Fonte: http://noticias.uol.com.br
LONDRES, 22 abr (AFP) - O chefe dos inspetores de desarmamento da ONU, Hans Blix, que se reuniu esta terça-feira com o Conselho de Segurança para falar do eventual retorno de sua equipe ao Iraque, denunciou a falsificação de documentos para justificar a guerra no Iraque, em uma entrevista antecipada parcialmente pela BBC (rádio).
"Era surpreendente ver que uma parte tão importante dos documentos em que se basearam as capitais (Washington e Londres) para construir seu informe (contra o Iraque) não era sólida", declarou Blix nesta entrevista, que será transmitida no sábado integralmente pela rede de televisão BBC2.
"Há exemplos flagrantes", acrescentou Blix no âmbito do documentário 'O caminho da guerra: a história secreta'. "Ouvimos falar de um contrato entre o Iraque e Níger, da importação de 500 toneladas de urânio. Entretanto, quando a Aiea (Agência Internacional da Energia Atômica) conseguiu obter o contrato, não lhe foi muito difícil descobrir que era falso, que foi simplesmente falsificado", explicou Blix.
E continuou: "É muito preocupante. Quem o falsificou? Não é inquietante ver que os serviços de inteligência (americanos e britânicos), que deveriam ter todos os meios técnicos à sua disposição, não descobriram que se tratava de uma falsificação".
Interrogado sobre se estava acusando esses serviços de inteligência de ter falsificado documentos por ordem de Washington e Londres, Blix respondeu que não ia "tão longe".
Quanto ao papel do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell - que em um pronunciamento ante o Conselho de Segurança antes do conflito, antecipou umas "provas" contra o Iraque, que o próprio Blix qualificou de infundadas -, o chefe dos inspetores também mostrou prudência.
"Quando alguém está acima (da hierarquia) e recebe documentos, não pode comprovar tudo", disse. O que intriga Blix é que os serviços de inteligência envolvidos não o fizeram.
22/04/03
EUA rejeitam volta dos inspetores de armas da ONU ao Iraque
22/04/2003
www.uol.com.br
WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos rejeitaram na terça-feira a proposta de um retorno rápido dos inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Iraque, abrindo a possibilidade de um novo confronto entre o país e Rússia, Alemanha e França, todos membros do Conselho de Segurança.
O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, disse que os EUA e seus aliados na guerra no Iraque assumiram a responsabilidade de desmantelar as supostas armas de destruição em massa e o programa de mísseis do Iraque.
"Estamos olhando para frente, não para trás. O regime de Saddam Hussein acabou, e precisamos reavaliar a estrutura para desarmar o regime, dados os novos fatos no local", disse Fleischer a repórteres
18/04/03
Parece brincadeira, mas os EUA estão pedindo para a ONU o fim do embargo ao Iraque. Agora pode, né? É que o embargo não permitiria que os EUA vendessem o petróleo Iraquiano. Eles poderiam somente trocá-lo por comida. Vamos ver como anda a fome do Bush...
http:\\ eremitha.vila.bol.com.br
Colabore com o site escrevendo para eremitha@bol.com.br
Pedimos PAZ e BEM
http://eremitha.vilabol.uol.com.br/contra_a_guerra.htm
Todos sabem que a união faz a força, não é mesmo? Por isso, aqui vai uma lista dos Blogs que estão se unindo na campanha contra a guerra e pela paz. Confira:
http://www.guta.blogger.com.br
www.obbservadora.blogger.com.br
www.blogdanandawanz.weblogger.com.br
www.mizandarst00dz.blogger.com.br
www.karlinhasq.blogger.com.br
www.pastim.blogger.com.br
www.insane_angel.blogger.com.br
www.eumesmaesoeu.blogger.com.br
www.oretrato.blogger.com.br
www.teiaalimentar.blogger.com.br
www.euseivoar.blogger.com.br
www.qideameba.blogger.com.br
www.anynhavirtual.blogger.com.br
www.uliprotegida.blogger.com.br
www.ascoisasacontecem.blogger.com.br
www.to_ai.blogger.com.br
www.xanditz.blogger.com.br/
www.crisfernandes.blogger.com.br/
www.nathyaugusta.blogger.com.br/
www.tigredebengala.blogger.com.br/
www.morphina_mophada.blogger.com.br/
http://millaxuxinha.blogger.com.br/
www.alemdaspalavras.blogger.com.br/
www.kdvivi.blogger.com.br/
www.agotadagua.kit.net/
www.lacite.blogger.com.br/
http://eremitha.vilabol.uol.com.br/contra_a_guerra.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário