quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Índia culpa Paquistão por atentado

Índia culpa Paquistão por atentado contra embaixada em Cabul
10 de outubro de 2009 • 10h54 • atualizado às 11h04 Comentários
A Índia atribuiu, neste sábado, ao Paquistão o atentado de quinta-feira contra sua embaixada em Cabul (Afeganistão), ao afirmar que os "chefes" dos terroristas "vivem" no país vizinho.

Em nota, a secretária de Assuntos Exteriores da Índia, Nirupama Rao, que desde ontem está na capital afegã para visitar a representação diplomática e se reunir com autoridades locais, destacou o "risco" representado tanto pelos que cometem "semelhantes atos de terror sem sentido" como pelos "chefes" destes, que "vivem do outro lado da fronteira".

Ao todo, 17 pessoas morreram e 63 ficaram feridas no ataque de anteontem, cuja autoria foi reivindicada pela insurgência talibã e o segundo sofrido pela embaixada indiana desde julho de 2008.

Na nota que divulgou, Rao elogia a "coragem" dos guardas da embaixada indiana e expressa suas condolências às famílias das vítimas afegãs, a maioria pedestres.

Segundo a funcionária do Governo indiano, o atentado foi "claramente dirigido aos povos da Índia e do Afeganistão" e teve como objetivo "minar a amizade" entre as duas nações.

A "número três" do Ministério de Assuntos Exteriores da Índia se reuniu em Cabul com o presidente afegão, Hamid Karzai, o chanceler Dafdar Rangeen Spanta e o conselheiro de Segurança Nacional, Zalmai Rassoul.

Os interlocutores de Rao "foram unânimes em sua visão de que o ataque foi cometido por elementos de fora do Afeganistão que tentar causar danos às excelentes relações existentes entre Índia e Afeganistão", segundo a nota oficial.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4034246-EI8143,00-India+culpa+Paquistao+por+atentado+contra+embaixada+em+Cabul.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário