quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Exército mata cinco insurgentes

Exército mata cinco insurgentes em Swat após atentado
13 de outubro de 2009 • 12h24 • atualizado às 12h28
O exército paquistanês matou nesta terça cinco insurgentes em ofensivas lançadas de diversos pontos do vale de Swat, um dia depois de 48 pessoas morrerem, entre elas soldados, em um atentado suicida.

Em comunicado, o comando militar detalhou que um pequeno campo de treinamento dos fundamentalistas formado por quatro túneis na região de Baro Kandao foi destruído.

As tropas prenderam cinco insurgentes e outros 33 se entregaram às autoridades, segundo a nota.

O Exército iniciou no final de abril uma grande operação contra a insurgência talibã em Swat e outras demarcações setentrionais, onde 1,7 mil fundamentalistas e 200 soldados acabaram mortos, segundo dados militares.

Com a ofensiva de julho, o comando militar deu por concluído o grosso da operação e iniciou o processo de retorno dos 2 milhões de civis deslocados pelo conflito.

No entanto, diariamente incidentes violentos seguem ocorrendo na região.

Na segunda-feira, um atentado suicida matou 48 pessoas na cidade de Alpuri, capital do distrito de Shangla, informou à Agência Efe uma fonte policial.

O Exército paquistanês planeja desde junho uma grande ofensiva na região tribal do Waziristão do Sul, principal reduto dos talibãs no Paquistão.

As autoridades paquistanesas confirmaram que a operação na fronteira com o Afeganistão é iminente, depois da morte de 128 pessoas em quatro ações terroristas na última semana
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4038903-EI8143,00-Exercito+mata+cinco+insurgentes+em+Swat+apos+atentado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário