quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uma guerra mundial

ATENTADOS EM MADRI
Uma guerra mundial
A Espanha tira tropas do Iraque e o Paquistão dá início à ofensiva contra a Al Qaeda

As explosões que mataram 201 pessoas em Madri em 11 de março podem entrar para a História como um dos mais bem-sucedidos ataques terroristas. A tragédia provocou a derrota nas urnas do Partido Popular, que havia oito anos governava a Espanha. O primeiro-ministro eleito, José Luiz Zapatero, prometeu retirar as tropas espanholas do Iraque. Em outro front, o Paquistão deu início a uma ofensiva contra terroristas que se escondem na fronteira com o Afeganistão.
(12/3/2004)
O ISLÃ NO REINO UNIDO
O inimigo ataca em casa
Bombas em metrô e ônibus mostram que o Reino Unido se tornou um berço para o terrorismo islâmico

Quatro ataques ao sistema de transporte da capital britânica deixaram dezenas de mortos em pouco mais de uma hora. Cerca de 700 pessoas foram atingidas. O ataque do terror islâmico, há anos tido como inevitável no Reino Unido, acabava de acontecer. Parte da culpa foi da generosa política de concessão de asilo a perseguidos, que fez do país um pólo de formação de terroristas. O brasileiro Jean Charles de Menezes morreu baleado pela polícia em uma estação de metrô semanas após os ataques em Londres.
(11/7/2005)
RMAS EM CAMPANHA
Desde os ataques de 2001, os EUA estão sob as ordens de George W. Bush. Em 2008, o comando muda

Depois de desalojar o Taleban com a Guerra do Afeganistão e derrubar o ditador iraquiano Saddam Hussein com a Guerra do Iraque, George W. Bush tenta sem sucesso impor a esses países um modelo político que não vinga, o que diminuiu muito a autoridade moral americana. Para defender os EUA do terrorismo, Bush mudou o mundo, mas deixará um legado explosivo para seu sucessor, a ser eleito em novembro de 2008. O terrorismo islâmico ainda é a grande ameaça e dois de seus patrocinadores, a Síria e o Irã, se mostram difíceis de controlar. O mundo está longe da paz. E não é a aposentadoria próxima de Bush que vai mudar logo a situação.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG80604-9306-500,00-MUNDO+TERRORISMO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário