quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Estados Unidos e Iraque





Como já estamos carecas de saber, os EUA já completaram mais de seis anos de invasão em território iraquiano. Essa invasão fez com que Saddam Hussein fosse deposto, julgado e morto de acordo com as leis iraquianas. Após isso, os EUA não pensam em retirar suas tropas do território recém dominado, mesmo com a grande crise mundial, causada por parte, pela guerra do Iraque.

Com os grandes gastos com essa guerra desnecessária e mais o controle do Afeganistão, os Estados Unidos não possuem capitais suficientes para segurar seu próprio mercado interno, fazendo com que a crise mundial se agravasse ainda mais.

Vamos ver que desfecho vai ter esse “terrorismo legalizado”. Será que vai ter fim logo, ou a ONU ainda vai apoiar essas medidas norte-americanas?
Motivos da guerra do Iraque.
As guerras do Iraque são uma das mais longas durante anos, a ocupação do território iraquiano pelas tropas americanas, já vem de alastrando, os EUA afirma que é por motivo de segurança, mas sabemos que é por motivos econômicos.

Vemos que lá no oriente médio, encontra-se a maior quantidade de reserva de petróleo do mundo, devido há tempos atrás terem sidos territórios ocupados pela água, e os restos mortais dos animais, se acumularam e formaram um montante de petróleo.

Os EUA ocupam o território porque lá se encontra o petróleo, que é a fonte de energia mundial, de onde somente o EUA usa quase metade do mundo. Mas com a nova presidência de Barack Obama, teremos esse quadro revertido.
Cultura do Iraque
A cultura iraquiana é muito diversificada, graças a formação da cidade de Bagdá. Cidade do conto das mil e uma noites, ela foi planejada para receber visitantes de todo o mundo, para se haver trocas de experiências, hábitos, diversificação cultural em geral.

A religião predominante é o Islã. A regiam é dividida entre Sunitas e Xiitas, que guerreiam entre si numa guerra civil interminável, só porque um grupo quer provar que são descendentes diretos de Maomé, o grande profeta, e o outro grupo nega as afirmações. Fora esses conflitos internos, as cidades iraquianas são muito bonitas, com uma arquitetura islâmica, tudo feito artesanalmente. Uma alegria só para os olhos.

Pena que os EUA estão brincado de achar bombas nucleares e petróleo lá, tornando o Iraque uma das zonas de conflitos mais perigosas do mundo atual. Quem sabe, no dia que a guerra acabar, Bagdá não volte a ser a cidade das mil e um noites?
Invasao do Iraque
Há cinco anos as tropas norte-americanas invadiram o país, derrubando a estátua de Saddam e trazendo uma esperança de melhorias para os iraquianos. Entretanto os sunitas (aliados de Saddam) decidiram colocar carros bomba espalhados pela cidade transformando cada construção em mais um campo de batalha.

O governo dos EUA alegou que Saddam provavelmente possuía ligações com grupos terroristas islamitas (fato que nunca foi comprovado), além das armas de destruição em massa que o país supostamente possuía, mas que nunca foram encontradas. Esses foram os motivos principais para justificar a invasão feita pelas tropas norte-americanas.O número de mortos é estimado entre 90 mil e 1 milhão de iraquianos e 4.000 soldados americanos que também foram mortos. Mais de 4 milhões de iraquianos fugiram de suas casas.

Os EUA possuem hoje aproximadamente mais de 140 mil soldados no país invadido e o número de mortos por dia diminuiu muito desde 2006 (ano de início da guerra civil ocorrida após a invasão), foi de 50 para menos de 10. E hoje o futuro presidente dos EUA Barack Obama afirma que vai iniciar a retirada das tropas americanas do Iraque, prevendo que até o ano de 2012 o Iraque esteja livre das tropas norte-americanas
Noticias sobre a retirada de tropas do Iraque
Nesta sexta-feira (27) o mais novo presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou a data estipulada para a retirada das tropas norte-americanas do solo Iraquiano. Mas fez uma ressalva, disse que uma força de transição com cerca de 35 a 50 mil homens continuarão no Iraque.

Entretanto afirmou também que com a queda nos preços internacionais do petróleo o governo iraquiano poderá passar por diversos problemas, por isso declarou que as tropas que permanecerão no país deverão auxiliar a população, treinando as forças locais, combatendo o terrorismo e também protegendo os civis.

Atualmente o numero de soldados norte-americanos presentes no Iraque ultrapassa 140 mil, e segundo um pacto feito entre Bush (ex-presidente dos EUA) e Nouri al-Maliki (primeiro ministro do Iraque) as tropas americanas tem o prazo de até 2011 para sua retirada total do território iraquiano.

Porém o prazo da retirada anunciada por Obama está marcado para até 31de Agosto de 2010, seguindo as demais tropas (as chamadas forças de transição) deverão permanecer até 2011.
Mortos no Iraque
O número de mortos no Iraque cresce dia após dia. São desde soldados aliados dos norte-americanos, até crianças e mulheres inocentes que morrem em atentados de homens e carros bombas.

A situação no Iraque está cada vez mais caótica, e os gastos dos EUA com essa guerra sem motivos está cada dia maior. Tenho certeza que, ao invés do governo americano ter gasto todo esse dinheiro com armas para tirar vidas de inocentes, tivesse gasto com programas contra a fome, boa parte do mundo estaria mais agradecida!

Quando será que o povo norte americano irá colocar a mão na consciência e ver o mal que essas guerras fizeram? Será que um dia esse pensamento seria possível? Espero para ver.

Esta foto acima do Bush foi feita com fotos menores de soldados mortos na guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário