segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Seqüestro de estrangeiros no Iraque....











1-Nick Berg

Nick Berg foi degolado em maio passado por insurgentes que disseram estar se vingando de abusos praticados por soldados dos EUA contra iraquianos detidos na prisão de Abu Ghraib.

Entre os civis estrangeiros mortos no Iraque, os americanos representam o maior número, com 75.
2-
Distante da guerra

Doze trabalhadores da construção civil do Nepal foram mortos pelo grupo Exército Ansar Al-Sunnah, em agosto passado.

O grupo disse que os reféns tinham vindo "do país deles para combater muçulmanos e servir aos judeus e cristãos".

O Nepal ressaltou que não enviou tropas ao Iraque e os reféns não tinham qualquer relação com os americanos.
3-
Retirada de soldados

Enfrentando críticas dos EUA e Austrália, as Filipinas retiraram seus soldados do Iraque em julho passado antecipadamente atendendo às exigências dos seqüestradores do motorista de caminhão filipino Angelo de la Cruz.

Isso não impediu que outro filipino fosse seqüestrado em novembro.
4-
Ken Bigley

O engenheiro britânico Ken Bigley foi degolado três semanas depois de seqüestrado pelo grupo Tawhid e Jihad, liderado por Abu-Musab Al-Zarqawi, o mesmo que atacou a sede da ONU em Bagdá em 2003, causando a morte de Sérgio Vieira de Mello.

Em vídeo feito pelo grupo, Bigley acusou o premiê Tony Blair de ignorar seu apelo por ajuda.

4-
Humanitária

Margaret Hassan, nascida na Irlanda, vivia havia 30 anos no Iraque e trabalhava para a organização não-governamental Care International quando foi seqüestrada, no dia 19 de outubro último.

Há notícias de que ela foi morta a tiros pelos seqüestradores quase um mês depois, ignorando apelos do marido, um iraquiano.

O corpo jamais foi encontrado. A Care suspendeu suas operações no país.
5-
Arcebispo

Basile Georges Casmoussa, arcebispo da igreja católica síria em Mosul, foi libertado nesta semana poucos dias depois de tomado como refém.

O Vaticano negou ter pago resgate para a libertação do prelado. O mesmo disseram França e Itália em casos de seqüestro envolvendo seus cidadãos.
6-
Seqüestros no Iraque

Se confirmado seu seqüestro, o funcionário da Odebrecht que desapareceu no Iraque fará parte de uma lista de mais de 120 estrangeiros seqüestrados no país desde o início da ocupação, em 2003. Desse total, pelo menos 35 foram mortos, alguns em situações dramáticas. No dia anterior ao ataque ao brasileiro, oito chineses foram seqüestrados.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/850_sequestros/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário