segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tropas da OTAN buscam por criminoso


Tropas da OTAN buscam por criminoso de guerra na Bósnia
14h - 10 de fevereiro de 2009

Tropas da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estão na Bósnia a procura do homem considerado o último criminoso de guerra da Guerra da Bósnia (1992 a 1995).

Soldados invadiram a casa da irmã e da cunhada do ex-comandante do Exército da Bósnia, general Ratko Mladic, em Sarajevo. A busca foi feita a pedido do tribunal de crimes de guerra da ONU (Organização das Nações Unidas).

Mladic comandou o massacre de pelo menos oito mil pessoas, dentre mulheres e crianças muçulmanos em Srebrenica, em 1995. Há indícios de que ele estaria escondido na Sérvia e que conta com o apoio de ex-militares.

Em julho do ano passado, o ex-líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic foi preso em Belgrado, após 13 anos desaparecido. Ele também é acusado de crimes de guerra pelo TPII (Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia) por ter autorizado o genocídio em Srebrenica e outros crimes.

A Sérvia está promovendo uma mega operação para prender Ratko Mladic, condição essencial para o ingresso deste país na União Européia. Cartazes espalhados pelas ruas oferecem até um milhão de euros para quem dar qualquer informação que leve à captura do ex-general.

Nenhum comentário:

Postar um comentário