domingo, 24 de janeiro de 2010
Veja quem é o homem mais procurado do mundo...
publicado em 29/09/2009 às 07h10:
Veja quem é o homem mais procurado do mundo
Osama bin Laden, o mentor do maior ataque terrorista da história, continua foragido
Maurício Moraes, do R7
Quando dois aviões de passageiros se chocaram contra as torres-gêmeas do World Trade Center, o prédio mais alto de Nova York, no dia 11 de setembro de 2001, o saudita Osama bin Laden virou o homem mais procurado do mundo. Desde então o governo americano ofereceu US$ 50 milhões (cerca de R$ 90 milhões) por pistas que levem à sua captura. Mesmo assim, o paradeiro do terrorista continua um mistério.
Bin Laden nasceu em 1957 em Riad, capital da Arábia Saudita. Ele era um dos 54 filhos de um bilionário do ramo da construção civil, que teve 20 mulheres. Estudou engenharia em Jedá e se envolveu ainda na juventude com a Irmandade Muçulmana, grupo radical islâmico egípcio. Segundo seus biógrafos, ele se casou pelo menos quatro vezes e tem 25 filhos.
Quando o Afeganistão foi invadido pelas tropas soviéticas (de 1979 a 1989), Bin Laden usou a própria fortuna e influência para patrocinar os mujahideen (guerreiros santos) afegãos. Chegou a recrutar combatentes no Paquistão para ir lutar contra os soviéticos no país vizinho. Em 1988, quando a resistência afegã começou a vencer a luta, Bin Laden fundou a Al Qaeda, usando a rede internacional de combatentes que havia criado.
O objetivo da organização era conter a influência ocidental no mundo islâmico e obrigar os governos muçulmanos a adotarem um regime baseado na sharia (interpretação radical da lei islâmica). O primeiro grande atentado da Al Qaeda aconteceu em dezembro de 1992, no Iêmen, contra militares norte-americanos. Mas a bomba só explodiu no hotel onde os soldados estavam hospedados depois que eles tinham saído.
Carreira terrorista
Bin Laden voltou à Arabia Saudita em 1990, mas foi expulso do país no ano seguinte por criticar o apoio da monarquia saudita aos americanos na Guerra do Golfo (1990-1991), recebendo abrigo no Sudão. Em 1993 organizou o primeiro atentado contra o World Trade Center, em Nova York, que deixou seis mortos e mais de mil feridos.
Em 1996 foi expulso do Sudão e voltou ao Afeganistão, onde o governo do Taleban lhe deu proteção para planejar os atentados contra as embaixadas dos Estados Unidos no Quênia e na Tanzânia, matando 224 pessoas em 1998.
No manhã de 11 de setembro de 2001, militantes suicidas da Al Qaeda sequestraram aviões civis e atiraram duas aeronaves contra as torres do World Trade Center em Nova York. Um terceiro avião foi jogado contra o Pentágono, em Washington. Cerca de 3.000 pessoas morreram na maior ação terrorista da história.
Depois dos ataques, os maiores lançados em território americano, o terrorista desapareceu. Os Estados Unidos, sob o comando de George W. Bush, invadiram o Afeganistão e derrubaram o Taleban atrás de Bin Laden. Mas não conseguiram prendê-lo. Especula-se que o terrorista tenha vivido os últimos anos escondido em cavernas no sul do Afeganistão.
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/veja-quem-e-o-homem-mais-procurado-do-mundo-20090919.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário