Pacotes-bomba são enviados a cinco embaixadas na Grécia nesta terça-feira
Do UOL Notícias*Em São Paulo
Polícia antiterrorista algema um suspeito de ter colocado pacotes com explosivos em ao menos cinco embaixadas em Atenas
A polícia da Grécia encontrou nesta terça-feira (2) cinco pacotes-bomba enviados às embaixadas do Chile, Suíça, Bulgária, Rússia e Alemanha, um dia depois de descobertos quatro artefatos semelhantes endereçados ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a três outras representações diplomáticas (México, Holanda e Bélgica).
A primeira explosão aconteceu no jardim da embaixada suíça. Horas depois, uma bomba explodiu na embaixada russa antes da chegada da polícia. Ninguém ficou ferido. Os outros três pacotes foram neutralizados por especialistas da polícia grega, chamados pelas próprias embaixadas ou pelas transportadoras que fizeram a entrega.
Tensão
Os incidentes ocorrem dentro de um contexto social tenso na Grécia, a poucos dias de um pleito decisivo para o governo socialista, que está aplicando um impopular programa de austeridade para reduzir o elevado déficit do país.
Uma fonte policial informou que um homem foi preso nesta terça-feira, mas não se sabe mais detalhes sobre a prisão. Ontem dois jovens gregos foram presos, um dos quais era procurado por atividades extremistas anarquistas, acusados de ter tentado enviar pacotes bomba para o presidente francês e para as embaixadas de Bélgica, Holanda e México na segunda-feira.
As embaixadas haviam sido alertadas ontem, e orientadas a se manterem atentas com as entregas pelos correios, disse à agência AFP uma fonte diplomática grega.
Pacote suspeito na chancelaria alemã
Um pacote suspeito foi interceptado nesta terça-feira nas instalações da chanceler alemã Angela Merkel. O pacote chegou pelo correio, mas Merkel se encontra em visita oficial na Bélgica.
Segundo o porta-voz do governo, Steffen Seibert, o pacote era uma pequena bomba e foi desativado. Segundo a imprensa, os especialistas em bomba desarmaram o pacote com a ajuda de um canhão de água. O pacote teria sido expedido do ministério grego da Economia, em Atenas.
*Com informações das agências oficiais
- 15h36
Chegam a cinco os pacotes-bombas achados pela polícia da Grécia; não há feridos.
- 15h20
Várias explosões de bombas matam cerca de 30 pessoas no Iraque.
15h15Iêmen caça fabricante de bombas; oleoduto é atacado
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/11/02/pacotes-bomba-sao-enviados-a-cinco-embaixadas-na-grecia.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário